terça-feira, 3 de abril de 2012

Bolachinhas Shortbread



No Natal andava eu à procura de receitas de bolachas para experimentar as novas formas que comprei e os corantes alimentares, quando encontrei esta receita neste blog que adoro... e ficaram simplesmente maravilhosas..... (todos os créditos vão para a Colher de Pau.. :))

Ingredientes para cerca de 50 bolachinhas:



300g de farinha
200g de manteiga à temperatura ambiente
100g de açúcar

Preparação:

Coloque a farinha numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços. Com as mãos esfarele bem a manteiga na farinha (como se estivesse a fazer crumble) até a massa formar umas migalhas. Junte o açúcar e amasse bem até formar uma bola maleável de massa. (É capaz de demorar um bocadinho a amassar e de ao início parecer que é preciso juntar algum líquido, mas é mesmo assim. Só têm mesmo de continuar a amassar.) Em alternativa poderá colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e quando a massa estiver com o aspecto de migalhas retirar e amassar até formar a bola de massa.

Polvilhe uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estenda a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corte com a forma desejada e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar toda a amassa.

Leve as bolachinhas a assar cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a querer ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. Deixe arrefecer e decore a gosto se desejar.


Se quiser decorar as bolachinhas, misture açúcar em pó com uma colherzinha de água ou sumo de limão até formar uma pasta espessa e branca (se desejar junte corantes para ficar com outras cores). Espalhe sobre as bolachas completamente arrefecidas e decore a gosto.
E aqui pintadas... fiz o glacé com esta receita








Sem comentários:

Enviar um comentário